7 de julho de 2008

Precisamos fazer a gestão de marca do “Branding” – Post 1



- “Branding é a indústria da auto-ajuda aplicada aos negócios”. É a afirmação de Lucas Conley, autor do Livro Obsessive Branding Disorder e jornalista da revista Fast Company. Lucas acredita que as duas indústrias seguem o mesmo princípio: Quanto menos há para dizer, mais literatura sobre o assunto continua surgindo.

Conley em seu artigo publicado na Fasta Company em Dezembro de 2007, (que deu origem ao livro) dá exemplos de como o branding já fugiu de controle.
Um auto de um livro chega a dizer o seguinte: “branding não é o que você diz, mas o que você faz”. Mas o que a empresa faz é o que ela já faz! Brinca Lucas Conley.

Para Lucas, a marca é o resultado, não a estratégia/tática. São as empresas, os produtos e serviços oferecidos que criam uma marca. “Como em um passe de mágica, os gurus/experts engarrafaram os fins e venderam como os meios”.

Ele credita o surgimento desta “obsessão” ao panorama atual no qual o marketing e a propaganda vêm perdendo espaço com a pulverização da mídia e maior pressão sobre mensuração dos investimentos em comunicação.

Conley afirma que marcas de sucesso fazem pouco “branding” (entendam como o blábláblá citado anteriormente no nosso blog) e focam em oferecer produtos e serviços diferenciados e daí sim passam a comunicar o consumidor do que ela faz e o que é.

Concordo com Lucas Conley. É preciso voltar aos princípios básicos de marketing como estratégia, diferenciação e posicionamento para que uma marca não fique vazia, cheia de promessas que não podem e não seram cumpridas.

Duas frases que me chamaram a atenção:

- "Remove the hype, and branding is just commonsense strategy, rebranded".
Tire o hype(“o que tá na moda”) e “branding” são estratégias conhecidas “repaginadas”

- Run a good business, and your brand will follow.
Tenha um bom negócio e sua marca irá segui-lo (alguma coisa assim).

4 comentários:

Beagle - Henrique França disse...

O que está começando a acontecer com "branding" foi o que já aconteceu com "marketing" nos últimos tempos. Todo mundo fala sobre, inventa conceitos e começa a fazer associações do tipo marketing disso, marketing de aquilo outro, blá blá marketing

Concordo com ele e com o Dadá,o que reflete um pouco aquele meu pensamento sobre a importância exagerada de alguns temas no processo de gestão das marcas e divulgação das mesmas. E pouco se discute sobre gestão de produtos, diferenciação real e posicionamento, dentre outros. E nisso muitos ficam no lugar comum dos livros de "auto-ajuda" de marketing.

Não li o livro do sr. Lucas Conley, mas ele fez seu livro com toques dessa indústria da auto-ajuda né, com essas frases de efeito "Run a good business, and your brand will follow"

Heleninha disse...

Pra mim, branding nada mais é do que um nome dado a um processo de gestão que leva em consideração a definição da estratégia (que pode ser de liderança ou diferenciação), posicionamento, portifólio de produtos, estratégias de marketing (cultural, político, experiencial e tantos outros), naming, arquitetura de marcas etc. Concordo que marca é um resultado - da gestão de todos os processos citados acima. Tem muita literatura picareta e "blá-blá-blá" por aí, mas nós temos discernimento suficiente para identificá-los. Sem sofrimento, meu povo!

Dada - Adalberto Oliveira disse...

Concordo Helena...agora que o termo está entrando na "moda" muita gente não sabe do que tá falando...e acaba prejudicando as pessoas que estudaram e entendem pelo menos um pouco...

Dexter disse...

...por outro lado o termo entra em voga, cresce a demanda e profissionais qualificados se destacam.