Uma coluna da Folha hoje apresentou resultados de uma pesquisa feita com a famosa base da pirâmide, e qual a sua relação com a marca. Hoje fala-se muito que esse segmento precisa ser melhor trabalhado, que está carente e que devemos voltar nossos esforços para fidelizarmos nossas marcas junto à eles. E aí? O que acham após ver os resultados da pesquisa? Acham que realmente vale a pena tentar?
"Uma pesquisa feita com consumidores das classes C, D e E mostra que a precaução é a marca dessa clientela: do total, só 8% se declararam "endividados", contra 58% classificados como "precavidos" -têm algum dinheiro, mas são conservadores nas decisões de compra, não se deixam seduzir por marcas e estão com o orçamento em dia.
O estudo, realizado pelo Ipsos para ajudar empresas que agora se voltam para a clientela de baixa renda, mostra que só 15% dela pode ser classificada como "gastadora". Com renda familiar de aproximadamente R$ 12 mil por ano, apresenta "perfil semelhante ao dos consumidores de alta renda". Os restantes 19% foram definidos como "les misérables": com renda anual de R$ 3.000, "são altamente conscientes dos preços dos produtos" e não têm acesso a crédito.
Detalhe: depois de geladeira e fogão, o celular é o produto preferido das classes C, D e E: 66% têm um telefone móvel. Para comparação: só 16% têm carro, 22% têm conta em banco, 13% têm microondas e 8%, computador".
Fonte: Folha de São Paulo / Ilustrada, 08/07
8 de julho de 2008
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