Starbucks fecha 600 lojas nos Estados Unidos (via M&M) A companhia Starbucks anunciou o fechamento de 600 lojas nos Estados Unidos até 2009, o que corresponde a cerca de 8% das operações naquele país, além do corte de 12 mil empregos, cerca de 7% da força de trabalho da empresa.
Trata-se de uma reação a dois fatores bem claros: a crise econômica pela qual o país passa e o crescimento exageradamente rápido da rede.
Não acredito que seja realmente um declínio ou um sinal de mudança nos tempos. Mas mostra que mesmo uma marca consagrada e case de sucesso também comete equívocos. Pelo que pude acompanhar, falharam na estratégia de crescimento exagerado, espalhando lojas em todos os lugares. Sem contar o fato da "crise" americana, não sei até que ponto pode ter havido canibalismo entre as lojas ou se o problema está ligado à falta de mercado mesmo nas localidades dos PDV. Não sei se faltou um estudo de viabilidade mais bem apurado ou o quê. Mas que a sereia está com problemas, ah, isso está.
Nenhum comentário:
Postar um comentário