Com a valorização do real frente ao dólar e o alto cachês de estrelas brasileiras como Gisele Bündchen e Ivete Sangalo ( U$ 1.300.000 e U$ 1.250.000 respectivamente), temos visto frequentemente a presença de celebridades hollywodianas nas telinhas nacionais.
Os exemplos mais recentes foram Sarah Jessica Parker para o lançamento do shopping Cidade Jardim em SP (Sarah= Sex in the city=moda) , Pierce Brosnan para o Vectra, Richard Gere para Niyele Gold e nosso quase imortal amigo Jack Bauer, vulgo Kiefer Sutherland, para o Citroen C4 Palas.

Em discussão online com nosso amigo Beagle, chegamos a conclusão que foram escolhas acertadas para os diferentes públicos das empresas anunciantes. Além disso, a simples presença destas estrelas do alto escalão do cinema acabam gerando mídia espontanêa para as marcas.
Vamos combinar também que ninguém aguenta mais a Ivete, o Selton Melo e agora o Dan Stulbach para o Itaú.
Alguns dados sobre a presença de estrelas na Publicidade Brasileira (Via BlueBus/Controle da Concorrência): A RedeTV é a emissora que exibe maior percentual de comerciais com celebridades, 21,7%. Na sequência aparecem a Band (18,7%), o SBT (18,4%) e a Record (12,1%). A Globo é a que mostra menos, somente 11,6% são comerciais com famosos.
E que tipo de celebridade mais aparece na publicidade na TV?
Na Rede TV são os humoristas (28% das inserçoes com famosos). Eles também lideram na Band (48%). No SBT, são os cantores (31% dos comerciais com celebridades). Na Record, a divisao é mais equilibrada, com atores, cantores e humoristas presentes, cada grupo, em cerca de 27% das inserçoes com famosos. Na Globo, os atores lideram - estao em 35,7% dos comerciais. Os ex BBBs, considerados na pesquisa também como celebridades, só foram encontrados em comerciais na Record e no SBT e participam de um percentual pequeno de inserções.
5 comentários:
Tenho achado interessante esse tempero novo das celebridades internacionais na publicidade brasileira. Como o Dadá falou, ninguém aguenta mais a mesma turma de sempre.
Diferentemente de campanhas com famosos nacioanis (e até pelo custo), as campanhas com internacionais são pontuais e estão muito mais ligadas aos PERSONAGENS que representam os atores (Parker = Sarah Sex and the city, Brosnan = 007, Gere = filme uma Linda Mulher, Kiefer = Jack Bauer, Stallonge = Rocky e Rambo).
As imagens e os atributos ligados às essas personagens são "transmitidos" às marcas.
Eu particularmente, como em conversa com o Dadá, achei super pertinentes os escolhidos, de acordo com os públicos-alvo. A ressalva fica por conta do Stallone para o Novo Gol (no filme da campanha ele parece muito mais um Exterminador do Futuro ou Matrix do que Rocky ou Rambo).
Outra coisa é que vincular à personagem e não à pessoa, evita EM PARTE o risco do famoso se queimar e a marca ir junto (casos recentes = Cicarelli e Ronaldo Bola)
PS: Alguém chuta ou sabe o valor de se contratar um famoso internacional desse ?
Muito pertinente seu comentário. Os personagens internacionais ou não têm chances muito maiores de serem bem sucedidos...já estão no consciente/subconsciente da população.
Outros casos em que o tiro saiu pela culatra foram da Kate Moss para H.Stern e mais recente de Sharon Stone para Louis Vitton.
Tabela de Preços: (Em doláres - EXAME)
- Kiefer Sutherland (1.000.000)
- Selton Melo (625.000)
- Sara Jessica P. (600.000)
- Rodrigo Santoro (400.000)
- Pierce Brosnan (375.000)
- Wagner Moura (375.000)
- Richard Gere (300.000)
- Lázaro Ramos (250.000)
Puxado...
Puxado mesmo hein ? Eu até vou com a cara do Selton Melo, mas 625.000 já estão inflacionando o mercado ! hehehe.
Na minha opinião o uso de atores pelo simples fato de serem atores e terem carisma não vale o preço. Ou pelo menos não como defensor da criatividade. Se você vai gastar 375.000 no Wagner Moura, deveria ter linkado sua campanha de alguma forma com o Cap. Nascimento, ao invés de colocá-lo como "galã" da Marisa. Se fosse assim juntava mais 25.000 e colocava o Santoro que faz + sucesso entre o público feminino.
Beagle, se for uma campanha bem planejada, vale o preço sim:
Duílio Malfatti, presidente da Euro Brasil, agência da Citroen, informa que ao todo foram publicados mais 156 artigos e mais de 200 fotos sobre a presença de Kiefer no Brasil, o que teria custado mais de R$ 4.000.000 milhões em investimento de mídia.
...e realmente é um tempero (no casos das estrelas internacionais)!
Dexter,
Nesse caso da Citroen, utilizaram o "Jack Bauer', aí foi bem planejado. Tinha o personagem né, apesar do anúncio não ser totalmente ligado ao personagem.
O que falei é de usar a "celebridade" pelo simples fato dele ser famoso (como citei o caso do Wagner Moura).
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