30 de junho de 2008

Celebridades na Publicidade

A revista EXAME de junho (18/06) faz um raio x sobre a China...recomendo a leitura, porém a publicação fala também da utilização de celebridades em campanhas publicitárias e a crescente participação de estrelas mundias nas propagandas brazucas.

Com a valorização do real frente ao dólar e o alto cachês de estrelas brasileiras como Gisele Bündchen e Ivete Sangalo ( U$ 1.300.000 e U$ 1.250.000 respectivamente), temos visto frequentemente a presença de celebridades hollywodianas nas telinhas nacionais.

Os exemplos mais recentes foram Sarah Jessica Parker para o lançamento do shopping Cidade Jardim em SP (Sarah= Sex in the city=moda) , Pierce Brosnan para o Vectra, Richard Gere para Niyele Gold e nosso quase imortal amigo Jack Bauer, vulgo Kiefer Sutherland, para o Citroen C4 Palas.


Em discussão online com nosso amigo Beagle, chegamos a conclusão que foram escolhas acertadas para os diferentes públicos das empresas anunciantes. Além disso, a simples presença destas estrelas do alto escalão do cinema acabam gerando mídia espontanêa para as marcas.

Duílio Malfatti, presidente da Euro Brasil, agência da Citroen, informa que ao todo foram publicados mais 156 artigos e mais de 200 fotos sobre a presença de Kiefer no Brasil, o que teria custado mais de R$ 4.000.000 milhões em investimento de mídia.

Vamos combinar também que ninguém aguenta mais a Ivete, o Selton Melo e agora o Dan Stulbach para o Itaú.

Alguns dados sobre a presença de estrelas na Publicidade Brasileira (Via BlueBus/Controle da Concorrência): A RedeTV é a emissora que exibe maior percentual de comerciais com celebridades, 21,7%. Na sequência aparecem a Band (18,7%), o SBT (18,4%) e a Record (12,1%). A Globo é a que mostra menos, somente 11,6% são comerciais com famosos.

E que tipo de celebridade mais aparece na publicidade na TV?

Na Rede TV são os humoristas (28% das inserçoes com famosos). Eles também lideram na Band (48%). No SBT, são os cantores (31% dos comerciais com celebridades). Na Record, a divisao é mais equilibrada, com atores, cantores e humoristas presentes, cada grupo, em cerca de 27% das inserçoes com famosos. Na Globo, os atores lideram - estao em 35,7% dos comerciais. Os ex BBBs, considerados na pesquisa também como celebridades, só foram encontrados em comerciais na Record e no SBT e participam de um percentual pequeno de inserções.

5 comentários:

Beagle - Henrique França disse...

Tenho achado interessante esse tempero novo das celebridades internacionais na publicidade brasileira. Como o Dadá falou, ninguém aguenta mais a mesma turma de sempre.

Diferentemente de campanhas com famosos nacioanis (e até pelo custo), as campanhas com internacionais são pontuais e estão muito mais ligadas aos PERSONAGENS que representam os atores (Parker = Sarah Sex and the city, Brosnan = 007, Gere = filme uma Linda Mulher, Kiefer = Jack Bauer, Stallonge = Rocky e Rambo).
As imagens e os atributos ligados às essas personagens são "transmitidos" às marcas.
Eu particularmente, como em conversa com o Dadá, achei super pertinentes os escolhidos, de acordo com os públicos-alvo. A ressalva fica por conta do Stallone para o Novo Gol (no filme da campanha ele parece muito mais um Exterminador do Futuro ou Matrix do que Rocky ou Rambo).

Outra coisa é que vincular à personagem e não à pessoa, evita EM PARTE o risco do famoso se queimar e a marca ir junto (casos recentes = Cicarelli e Ronaldo Bola)

PS: Alguém chuta ou sabe o valor de se contratar um famoso internacional desse ?

Dada - Adalberto Oliveira disse...

Muito pertinente seu comentário. Os personagens internacionais ou não têm chances muito maiores de serem bem sucedidos...já estão no consciente/subconsciente da população.
Outros casos em que o tiro saiu pela culatra foram da Kate Moss para H.Stern e mais recente de Sharon Stone para Louis Vitton.
Tabela de Preços: (Em doláres - EXAME)
- Kiefer Sutherland (1.000.000)
- Selton Melo (625.000)
- Sara Jessica P. (600.000)
- Rodrigo Santoro (400.000)
- Pierce Brosnan (375.000)
- Wagner Moura (375.000)
- Richard Gere (300.000)
- Lázaro Ramos (250.000)

Puxado...

Beagle - Henrique França disse...

Puxado mesmo hein ? Eu até vou com a cara do Selton Melo, mas 625.000 já estão inflacionando o mercado ! hehehe.

Na minha opinião o uso de atores pelo simples fato de serem atores e terem carisma não vale o preço. Ou pelo menos não como defensor da criatividade. Se você vai gastar 375.000 no Wagner Moura, deveria ter linkado sua campanha de alguma forma com o Cap. Nascimento, ao invés de colocá-lo como "galã" da Marisa. Se fosse assim juntava mais 25.000 e colocava o Santoro que faz + sucesso entre o público feminino.

Dexter disse...

Beagle, se for uma campanha bem planejada, vale o preço sim:

Duílio Malfatti, presidente da Euro Brasil, agência da Citroen, informa que ao todo foram publicados mais 156 artigos e mais de 200 fotos sobre a presença de Kiefer no Brasil, o que teria custado mais de R$ 4.000.000 milhões em investimento de mídia.

...e realmente é um tempero (no casos das estrelas internacionais)!

Beagle - Henrique França disse...

Dexter,

Nesse caso da Citroen, utilizaram o "Jack Bauer', aí foi bem planejado. Tinha o personagem né, apesar do anúncio não ser totalmente ligado ao personagem.

O que falei é de usar a "celebridade" pelo simples fato dele ser famoso (como citei o caso do Wagner Moura).