25 de junho de 2008

O crescimento das redes sociais

Não é novidade o poder que as rede sociais têm e também não é novidade que temos que entendê-las como ferramentas de marketing e branding!


Laura Ries em seu blog fala como o MySpace saiu na frente nos Eua com o foco na combinação jovem+música. Laura aproveita para falar um pouco sobre outras redes como o Facebook e o Linkedin e também reforçar o dogma maior da vida dela e de seu pai: o posicionamento.


Na edição deste ano, Cannes deu atenção especial à Internet e ações que acabam de vez com as linhas da propaganda. Jay Stevens, vp da Fox Interactive Media, controladora do MySpace, passou por lá e fez uma palestra sobre a rede. Entregou para todos presentes um pen drive com uma apresentação muito bacana e cheia de informações sobre o público que acessa as redes sociais. (quem quiser eu passo por e-mail)


Esta semana o Facebook ultrapassou o MySpace em número de visitantes únicos (123.9 milhões X 114.6 milhões) e pageviews (50.6 bilhões X 45.4 bilhões) em um único mês. (via Updaterodie)


Além de ser um pouco mais "cool" na minha opinião, o Facebook é mais interativo. A plataforma do "FB" permite que os usuários adicionem vários aplicativos e utilidades, o que tornam a experiência de visitar o site muito mais interessante.
Neste fim de semana, o Facebook disponibilizou a opçao em português do sistema, o que deverá atrair novos "consumidores".


Falando de Branding nas redes sociais, o Brainstorm9 dá exemplo de uma ação gigantesca da Visa no Facebook. Com investimento de mais de 2 milhões de doletas e em parceria com o Google, a Visa pretende se aproximar dos pequenos e médios empresários criando um canal de serviços (leia consultoria e crédito de U$100,00 para as 20.000 primeiras empresas inscritas) dentro da rede social.


É um grande exemplo de presença de marca nas redes sociais, atuando de forma efetiva e interativa e ainda estabelecendo vínculos relevantes com os consumidores.


O que acham??

10 comentários:

Beagle - Henrique França disse...

"Entregou para todos presentes um pen drive com uma apresentação muito bacana e cheia de informações sobre o público que acessa as redes sociais. (quem quiser eu passo por e-mail)"

Dadá, você esteve em Cannes ???? hehehe

Dexter disse...

É interessante (ou seria estressante?!) viver nesse momento de transição: E-comerce (B2B, B2C, B2G...), e-mkt e etc. Nós estamos acompanhado tudo isso, a classe menos privilegiada não. Já pensaram na ruptura que isso causará? Será um verdadeira re-divisão de classes!

Dadá, eu quero um desses 'pen-drives' xD

Dada - Adalberto Oliveira disse...

Não beaggle...mas com a cobertura que os blogs fizeram...deu pra perceber como foi...algum desses blogs disponibilizou a apresentação! se quiser é só falar!
É Dexter...tá cada dia mais osso!

Beagle - Henrique França disse...

Aqui no Brasil o Orkut ainda reina absoluto, mas eu tenho a sensação de que ele está um pouco estagnado, até porque a maior parte das pessoas online já possui uma conta. Eu particularmente não conheço o Facebook e mal dei uma olhada no Myspace. Pelo que pude ver a diferença deles é que oferecem mais recursos de compartilhamento de arquivos de música como no caso do Myspace por exemplo, que se tornou um celeiro de novas bandas. É a chamada "long tail" do Chris Anderson.

Mas mesmo essa diferença dos aplicativos pode ser facilmente copiada pelo Okrut, é só a turminha do Google querer.

Em terras brasileiras, acho que as empresas ainda trabalham muito pouco as redes sociais e suas potencialidades. No máximo fazem algum tipo de "monitoramento" das comunidades citadas com o nome da empresa, mas é muito pouco. Talvez por ainda não acreditarem muito no potencial e muito por não saber também como fazê-lo.

Dexter disse...

Dadá, por *obséquio, me manda a apresentação.

[dexter.branding@gmail.com]

*palavra do dia hehe

Dexter disse...

Beagle, eu tenho uma conta no MySpace e freqüentemente leio alguns newsletters.
O MySpace é mais que uma comunidade virtual. De uma vitrine de músicos independentes, passou a um grande negócio. Artistas internacionais renomados como Foo Fighters e Coldplay, e nacionais como Detonautas, por exemplo, fazem lançamentos simultâneos no mercado formal e no MySpace. Não raro, o site de relacionamentos em questão apresenta conteúdo inédito e promove shows exclusivos. Também conta com altas publicidades, exemplo atual: Johnnie Walker.
No mais, como usuário, achava meio bagunçado, mas o site passou por uma aparente reorganização, e com a disponibilização da vesão em português ficou tudo mais fácil.
Ah, e realmente o Orkut já tem experiência em copiar os recursos do MySpace.

Beagle - Henrique França disse...

Dexter, como é essa ação do Johnny Walker no Myspace? Acha que ela surte o efeito desejado e se comunica bem com o público-alvo ?

Dadá, eu tb aceito o envio dos dados sobre o público das redes sociais via e-mail.

Anônimo disse...

Essa febre de Orkut, Facebook, etc está tão grande que o Ibope passou a utilizar o Orkut como ferramenta para entender o perfil do brasileiro. Vejam no link http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL607126-6174,00.html

Anônimo disse...

Ops! O link é grande demais. Vou mandar por e-mail.

Dexter disse...

Beagle, não me lembro bem da publicidade da Johnnie Walker no MySpace, mas era algo ligado ao "verde". Voltei lá p/ ver mas parece que não está mais no ar. Com certeza o público do MySpace não é o target de hj, mas será o de amanhã! Se eles estão conseguindo alguma interação, não sei, acho que sim.

Helena, legal isso. Com certeza várias estatísticas valiosas podem ser geradas por essa ferramenta. Tudo com um tom generalista, eu acho. Por exemplo, na própria reportagem dizia que a Nike está relacionada à Volkswagen e a Adidas a diversas outras marcas de carro que não a VW. Eu, particularmente, gosto de Adidas e VW!