25 de junho de 2008

Harley Davidson Company e o Branding Cultural

E ae pessoal! Para iniciar nossas discussões sobre branding, escolhi a Harley Davidson. Meses atrás fiz uma série de estudos sobre a marca, com intuito de enriquecer o trabalho final da especialização (em parceiria com o estimado Douglas). Achei muito interessante e continuei a ler sobre o tema. Hoje tenho uma visão mais apurada de como aconteceu tal processo de branding: uma co-autoria. A HDC não se tornou uma lovemark por causa de seus esforços de marketing, exclusivamente.

Muito se lê sobre o case Harley Davidson, exemplo de recuperação e tomada de liderança de mercado. Muitas também foram as tentativas frustradas de pisar suas pegadas. Acontece que a Harley teve sua marca associada ao ethos do motoqueiro marginalizado, que por sua vez figurava masculinidade e liberdade numa época em que os EUA passavam por um maciço processo de industrialização (anos 1960) que desvalorizava o trabalhador de classe média. Essa classe então ansiava ser como aqueles motoqueiros em suas Harleys, rodando o país desfrutando liberdade, mulheres e dizendo "fuck" a qualquer incômodo.


Além das políticas protecionistas, a HDC também foi agraciada pela Indústria Cultural, que transformou a marca num símbolo incontestável de liberdade e masculinidade pela sua associação à homens de ação (como em Exterminador do Futuro II). Acontecimentos anteriores, como motocicletas Harley em frentes de batalhas e outros relacionados aos Hell's Angels (gangue de motoqueiros), maciçamente divulgados na mídia, contribuíram para a construção do mito Harley Davidson. Uma comunidade de marca, criada pelos usuários entusiastas, outro mecanismo de marketing não intríseco da HDC, também foi muito importante em todo processo.

Com esta ótica, Douglas B. Holt, em Como as Marcas se Tornam Ícones (Cultrix/meio&mensagem), desenvolve o conceito de Branding Cultural. Um tema interessante!

É isso! Quem quiser conferir meu trabalho de conclusão:
http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Analise_do_Branding_da_marca_harley_Davidson.htm

Grande abraço!
Gladiston Dexter Jr.

2 comentários:

Dexter disse...

Dica de leitura: Como as Marcas se Tornam Ícones (Cultrix/meio&mensagem) de Douglas B. Holt.

Unknown disse...

Atualize o conceito Dexter!